XM 19 - Recorde de separações impulsionam um novo mercado: as festas de divórcio 💍🎉
Pode parecer estranho, de mau gosto, ou brincadeira. Mas festas de divórcio são um fenômeno relativamente novo que começa a ganhar simpatizantes mundo afora
Na edição anterior:
XM 18 - Nada foi mais viral neste verão do que Xeque Mate gelado no copo Stanley
A gente casa
achando que é pra sempre. Muda de casa imaginando que vai ser pra sempre. Vira sócio de clube pra sempre ter onde ir. Mas pra sempre é sempre demais. Não é porque não durou que não foi bom. E nem pra lamentar que acabou achando que seria pra sempre.
— Renan França
PRIMEIRO GOLE
KIM KARDASHIAN teve alguns casamentos ao longo dos anos – três para ser exato –, cada um mais luxuoso que o anterior.
O último, para quem não se lembra, foi com o polêmico cantor Kanye West. O casal ficou junto por sete anos, até que Kim
não aguentou mais epediu o divórcio.
Os dois assinaram a papelada da separação no dia 29 de novembro de 2022. Dois dias depois Kim Kardashian foi a anfitriã de uma festa que durou 48 horas.
Um evento para comemorar o seu divórcio. 💔
Pode parecer estranho, de mau gosto ou brincadeira. Mas festas de divórcio são um fenômeno relativamente novo que começa a ganhar simpatizantes mundo afora.
OUTROS NOMES. Também chamadas de festas de "descasamentos" ou de “chás de divórcio”, são feitas pelos recém-separados ou separadas para simbolizar um recomeço e anunciar que estão na pista.
De famosas como Jojo Todynho, que comemorou o seu descasamento em 2022, a anônimas como uma britânica que investiu 1,3 milhão numa festança na Espanha para celebrar a sua “solterice” entre amigas.
Ou melhor: escolheram simbolizar não o fim, mas um novo capítulo cheio de possibilidades.
Docinho ‘bem-separado’, buquê e vestido preto
NO BRASIL, a desbravadora deste mercado foi a empresária Meg Sousa, que, em 2009, se divorciou do marido e procurou um lugar para comemorar a separação.
A dificuldade de organizar um evento trouxe um cheiro de oportunidade. Encorajada, ela resolveu testar a iniciativa realizando a própria “festa de descasamento” para 400 pessoas.
Para se preparar para o grande momento, fez o “Dia da Descasada”, com direito a toda a produção que um “Dia da Noiva” oferece. Para a festa, escolheu um vestido preto óbvio (foto acima).
O sucesso do evento era o que Meg precisava para, daquele dia em diante, criar um negócio para comemorar descasamentos. Em meados da última década, ela conta que organizava até 70 comemorações por ano.
Um casório, só que ao contrário. Do ponto de vista da infraestrutura e organização, a festa se assemelha a uma de casamento.
A diferença é a temática – o famoso “bem-casado” passa a ser “bem-separado”;
O bolo geralmente faz alguma piada com a noiva sozinha ou o noivo indo embora;
As lembrancinhas remetem à vida de solteira(o) e à badalação, como o “Kit Ressaca”;
O vestido fica a critério da noiva, que geralmente escolhe um buquê com rosas pintadas de preto ou roxo;
Para entrar no “altar”, há quem escolha um gogo boy.
A cada dois casamentos, um divórcio no Brasil. Mas o que era tabu, agora virou negócio com a mudança de percepção na sociedade
DADOS DO REGISTRO CIVIL divulgados na última semana de março mostram que, em 2022, foram registrados 970 mil casamentos e 420 mil divórcios (judiciais e extrajudiciais).
Ou seja: houve um divórcio para cada 2,3 casamentos em 2022.
Em 2010, houve 977 mil casamentos e 239 mil divórcios. Na década anterior, a relação era de um divórcio para cada 4 casamentos.
O aumento do, digamos, público-alvo pode certamente ajudar a expandir o mercado dos “descasamentos”. Isso porque, ao longo das últimas décadas, a percepção social sobre o divórcio sofreu uma transformação significativa.
O que antes era visto como um fracasso pessoal a ser escondido, evoluiu para uma aceitação mais ampla.
Essa evolução nos valores sociais oferece uma oportunidade única para novos negócios.
As empresas mais perspicazes estão sempre atentas às mudanças nas percepções sociais, adaptando seus produtos e mensagens de marketing para se alinhar às novas realidades e valores de seus consumidores.
Seja para casar, descasar, ou oferecer serviços que até pouco tempo atrás seriam considerados tabus. 🍁
NA VITRINE
A estratégia orgânica da BMW
A BMW ENCONTROU uma maneira inovadora de garantir que estivesse na mente das pessoas que consideravam comprar um veículo elétrico — postando fotos de seus carros em estações de carregamento no Google Maps.
A ideia para a campanha, que ocorreu em Dubai, se baseou na percepção de que a maioria das pessoas que pensam em comprar um carro elétrico primeiro procura por pontos de recarga para descobrir se é uma compra prática.
Para aproveitar essa atenção, a BMW postou fotos de seus veículos elétricos em mais de 300 estações em toda Dubai na seção de avaliações do Google Maps.
Dessa forma, sempre que alguém buscasse pelo local de recarga mais próximo, veria uma foto de uma BMW.
Campanha completa no YouTube (1’00)
ENTRADINHA
🎤 SXSW 2024: 10 tendências para manter no radar (o evento foi um dos assuntos mais comentados do mundo em março)
🐰 Ovo Caribe desaparece das prateleiras a uma semana da Páscoa (gente, quem é que gosta do bombom de banana? #LanceiAPolêmica)
📊 PDI: aprenda o que é e como fazer (com exemplo!)
🌽 Do café ao salgadinho de milho: conheça a São Braz, empresa paraibana que fatura R$ 1,5 bilhão (Doritos não, Brazitos!)
🗣️ Como dominar a arte da conversa fiada (em inglês, no portal Vox)
🍫 Primeira loja do chocolate KitKat é inaugurada no Rio (80 sabores disponíveis)
Rei do Mate cresce com a proposta de ser a “Starbucks brasileira”
ENQUANTO A STARBUCKS enfrenta turbulências no Brasil, com um processo de recuperação judicial e o fechamento de várias lojas, uma marca nacional de cafeterias especializada em lanches rápidos está vivendo seu ápice.
O Rei do Mate, famoso por seus copões de mate gelado e pães de queijo, viu um crescimento de 16% em 2023, alcançando a marca de 320 milhões de reais em faturamento.
Os investimentos recentes são a chave para o sucesso da empresa, especialmente após um período desafiador devido à pandemia, que forçou o fechamento temporário de muitas lojas e uma queda significativa nas vendas.
Com a retomada das interações sociais, a marca decidiu transformar suas lojas, seguindo o exemplo da Starbucks, que agora enfrenta dificuldades no país.
“Chega mais, senta aqui.” Para quem não lembra, anteriormente, as lojas antigas eram mais voltadas para vendas rápidas, diretamente nos balcões sem muitos lugares para sentar.
Nos últimos anos, isso mudou:
Em locais com alto fluxo de pessoas, foram priorizados espaços maiores e fechados que permitem aos clientes sentar e desfrutar de seus produtos no local;
Alguns pontos de venda mais antigas foram reformadas para a colocação de mesas e cadeiras;
As lojas passaram a ter wi-fi à disposição dos clientes;
🥧 E para comer? A Expansão do Cardápio foi além do tradicional mate:
O mix de cafés cresceu com uma linha de cappuccinos;
Para os adeptos de atividades físicas, a rede hoje oferece batidas com açaí que servem às vezes de pré ou pós-treino;
Uma nova linha de pães de queijo com recheios especiais tem feito sucesso entre quem já consumia o lanche por ali.
As novidades ajudaram a aumentar em 20% o tíquete médio por cliente. Afinal, quem senta e fica mais tempo no lugar acaba consumindo mais itens do cardápio.
Ainda em 2024, o Rei do Mate planeja abrir mais 20 a 30 lojas, visando cidades com mais de 80.000 habitantes e locais com alto fluxo de pessoas, como hospitais e aeroportos.
EMBRULHA PARA VIAGEM
👩🏾🤝👩🏿 O AFROCONSUMO FEMININO no Brasil está moldando o mercado, com mulheres negras representando uma parcela significativa da força econômica do país. Elas não apenas buscam produtos que respeitem sua ancestralidade e diversidade, mas também apoiam marcas que refletem seus valores e cultura. O impacto é visível em setores como o da beleza, onde a influência de ícones como Beyoncé e o sucesso de eventos como o Festival Feira Preta destacam a crescente importância desse segmento. As marcas que se engajam autenticamente com o afroconsumo feminino estão descobrindo um mercado leal e potente, sublinhando a necessidade de uma maior inclusão e representatividade na economia brasileira (na Exame - link)
💬 EM ANO ELEITORAL, o Partido Democrata americano começa a se mexer para atingir o eleitorado mais jovem. A administração do Presidente Joe Biden abriu as portas da Casa Branca para cerca de 70 criadores, editores digitais e influenciadores, com um público combinado de mais de 100 milhões de seguidores, para ouvir e discutir tópicos que podem ser do interesse de eleitores abaixo dos 30 anos. Até novembro, data da eleição, haverá ações visando aumentar o engajamento de Biden através de influenciadores em plataformas como Instagram e TikTok, incluindo a transmissão ao vivo de discursos. (em inglês na Wired - link)
👮♀️ O GTA RP é uma versão modificada do GTA V que funciona como um RPG, onde os jogadores vivem em uma sociedade virtual com regras e papéis sociais. Para enfrentar a violência de gênero no jogo, a ONG Wonder Women Tech introduziu a primeira delegacia da mulher virtual, a e-Police Station. Essa delegacia permite que jogadoras denunciem violências reais, orientando-as a coletar provas e preencher um boletim de ocorrência eletrônico, conectando o virtual ao real na luta contra o assédio. (na Forbes - link)
🧠 PARALISADO APÓS UM acidente, Noland Arbaugh agora pode jogar xadrez e Civilization VI usando apenas sua mente, graças a um chip cerebral da Neuralink. A instalação do dispositivo foi simples e sem efeitos colaterais, segundo Arbaugh. Elon Musk, da Neuralink, vislumbra futuras aplicações para restaurar movimentos em pessoas com lesões na medula. Contudo, a tecnologia, que passou por testes em primatas, ainda enfrenta desafios éticos e técnicos significativos. (em inglês na Mashable - link)
⏩ AO COMPRAR 10 DVDs por £5 em uma loja de caridade em Catford, o autor se depara com uma cópia acelerada de "Romeu e Julieta" de Baz Luhrmann. Inicialmente descrente das alegações de seu namorado de que o filme estava acelerado, uma comparação com a versão em streaming confirma a distorção. O texto reflete sobre a tendência crescente de consumir filmes em velocidades aceleradas (2x, 3x), uma prática que, embora possa beneficiar pessoas com condições neurodivergentes como a TDAH, levanta questões sobre a apreciação genuína da arte cinematográfica e os impactos na atenção e na percepção do ritmo e estilo intencionais dos filmes. (Em inglês, na Vice - link)
SOBREMESA EM NÚMEROS
TEMOS UM NOVO SÍMBOLO de status no mercado: os chuveiros de luxo, segundo um levantamento feito pelo Wall Street Journal. A Jolie, uma das marcas do novo sonho de consumo, vendeu, em 2023, quase 200 mil chuveiros (contra 24 mil no ano anterior). No Brasil, o preço inicial era de R$2000,00 na Amazon, que agora está sem estoque.
(Gráfico com valor de venda total em dólar em 12 meses nos EUA)
UMA IMAGEM DE GORJETA
A ESPETACULAR BIBLIOTECA Starfield no shopping Starfield Suwon, inaugurada na Coreia do Sul. As instalações se estendem do quarto ao sétimo andar.